Pular para o conteúdo

BLOG

Como dar entrada no processo de separação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A separação de um casal envolve uma série de procedimentos burocráticos que precisam de acompanhamento jurídico. Esse acompanhamento significa que para esses casos, o casal que deseja se separar perante a Lei busque um advogado

Mesmo para acordos mais simples, o objeto que determina a validação legal daquele acordo é a participação de um advogado no processo. Contudo, esse trâmite pode ser mais complexo do que parece. Para garantir um processo seguro e validar perante o estado, é muito importante buscar o suporte legislativo. 

O que fazer antes de dar entrada no divórcio?

Para que a separação seja mais prática e simples, a colaboração do casal é muito importante. Um assunto delicado como esse, exige que todas as definições sejam feitas com muito profissionalismo e simultaneamente ter o acompanhamento certo antes de tomar grandes decisões. 

Após a decisão sobre a separação, existem três passos importantes para dar entrada no divórcio. São eles:

Conheça os tipos de divórcio

A entrada no processo depende muito de qual modelo de acordo o casal vai optar. Se em caso de separação extrajudicial, o procedimento pode ser realizado em cartório de forma mais simples. No acordo judicial, mesmo com separação amigável, o casal deve buscar um Tribunal de Justiça. 

Saiba mais sobre os tipos de separação aqui.

Separe a documentação 

Para dar entrada no processo de separação as partes devem reunir, entre outros documentos, RG e CPF, certidão de casamento, pacto nupcial se for o caso, comprovantes de bens e documentação dos filhos. Com esses documentos separados, fica mais simples avançar para as etapas mais complexas. 

Determine os detalhes do acordo

Para saber onde o casal deve buscar o suporte da legislação e o tipo de separação é necessário definir os parâmetros do acordo. É muito importante que essas informações sejam feitas e, mesmo que não exista concordância, são elas que vão direcionar o futuro do processo. Durante a separação o casal deve decidir sobre:

Separação de bens;

Guarda dos filhos, se houver; 

Pensão alimentícia.

Ao finalizar essas determinações, as partes podem se direcionar ao local ideal para seu tipo de divórcio. Se extrajudicial, a separação pode ser solicitada em qualquer cartório. Fora desse modelo, a separação pode ser solicitada no Judiciário. Ambos os modelos precisam da presença e assinatura de um advogado

Um bom advogado familiar faz toda diferença na tomada de decisões durante o divórcio. Um representante da área possui o cuidado e o conhecimento necessários para tornar essa etapa mais segura. Para te representar nos seus assuntos familiares, conheça nossos serviços

Outros artigos